O paraibano Balduíno Lélis é tema de uma série documental com cinco episódios. Conhecido como ‘o senhor dos museus’, Balduíno está sendo retratado por sua filha Bebel Lélis.

Diretora Bebel Lélis

“O primeiro episódio é um apnhado geral e foi rodado já. Os outros quatro ainda estão no processo de captação de recursos. Teremos uma série de cinco episodios pra contar a história dele. É historia demais!”, comentou Bebel em conversa com esse blog.

Conforme a diretora, nesse primeiro episódio, haverá depoimentos de José Nunes, Gonzaga Rodrigues, Chico Pereira, Angela Bezerra de Castro, Janete Lins Rodrigues, Antonio David, Maria Dulce (esposa) e Alice Monteiro (filha).

Seguindo o roteiro, ainda haverá dois episódios (‘O Senhor dos Museus’) sobre a trajetoria de Balduíno na antropologia, arqueologia e museologia. “O quarto episódio (‘O Homem da Luz’) é sobre a trajetória dele no cinema, sendo pioneiro juntamente com Waldemar Solha e José Bezerra no longa Fogo – Salário da Morte”, contou Bebel.

Balduíno Lélis

No quinto e último episódio (‘O Homem da Terra’) será destacada, de acordo com Bebel, a relação de Balduíno com a cidade de Taperoá. Também haverá foco na construção da Universidade Leiga do Trabalho (ULT). Balduíno Lélis faleceu em dezembro do ano passado.

Lançamento do primeiro episódio dessa série documental será ainda neste semestre. Esse primeiro passo do projeto foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Através do Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Estado da Cultura.

3 Comentários

  1. Genilda Lellys Responder

    Um homem de grandes ideias, um humanista, apaixonado por sua terra, sua gente. Um visionário

  2. Cassia Limeira Responder

    Balduino fez parte da minha infancia e adolescência la no meu Taperoa. Unico em bons papos,boa cabeça inteligência rara de encontrar.Adorava ouvir meu pai Chedo tocando saxis ,ouvia la da sua casa ,Eternos vizinhos

Escreva um comentário