Já está no ar um podcast para valorizar as mulheres na história do samba. A partir desta terça (13), o grupo Samba Se Ata está com um novo projeto: “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras”. A gravação dessa série foi contemplada pela lei de emergência cultural, Aldir Blanc, através da Funjope.

Helô Uehara é uma das entrevistadas de hoje

Serão cinco episódios a cada dois dias, a partir de hoje(13) disponibilizados gratuitamente nas principais plataformas de áudio. Cada programa conta com entrevista exclusiva, apresentada com o revezamento entre as integrantes do Samba Se Ata e mulheres que estão na cena pessoense desse gênero musical.

Os episódios abordam a trajetória, biografia e contribuições musicais de compositoras essenciais do samba, desde as matriarcas até as contemporâneas. O primeiro episódio, nesta terça-feira, é o seguinte: ‘Samba da Bahia e Samba de Terreiro’ (sobre Ganhadeiras de Itapuã e Dona Dalva). Serão entrevistadas Bruna Teixeira e Helô Uehara.

Veja quais serão os próximos episódios dessa série que contraria a lógica machista e oferece documentos históricos para um processo de ressignificação da importância das mulheres nessa cena:

Episódio 2 – 15/04: Precursoras do Samba
sobre Tia Ciata, Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara
Entrevistada: Nara Santos

Episódio 3 – 17/04: Roda de Samba
sobre Jovelina Pérola Negra e Teresa Cristina
Entrevistadas: Polyana Resende e Ana Regina

Episódio 4 – 19/04: Mulheres e Escola de Samba
sobre Beth Carvalho e Leci Brandão
Entrevistada: Gláucia Lima

Episódio 5 – 21/04: Samba, mulher e política
sobre Carolina Maria de Jesus
Entrevistadas: Cida Alves e Nathalia Bellar

 

Escreva um comentário