Invisibilidade é um grande tormento social. É uma punição muito cruel. De maneira geral, está atrelada ao preconceito, ao machismo, à misoginia, ao racismo, à transfobia e às necessidades das supremacias… Ser invisibilizado é uma espécie de moderna sentença de morte…

Danny no set de ‘Bacurau’

Por esses dias, o 14º Festival de Curtas de Taquaritinga do Norte, o Curta Taquary, exibiu e premiou filmes nacionais em diversas categorias. Na categoria Diversidade, o curta-metragem paraibano ‘Café com Rebu’ foi o grande destaque.

O curta conquistou prêmios de Melhor Edição, Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Direção. Também foi escolhido como Melhor Filme pelo Júri da Crítica. ‘Café com Rebu’ é o filme de estreia de Danny Barbosa (protagonista do curta) como roteirista e diretora. E que estreia!

Para quem não está ligando o nome à pessoa, a atriz trans Danny Barbosa integrou o elenco do longa ‘Bacurau’, ao lado dos também paraibanos Buda Lira, Jamila Facury, Ingrid Trigueiro, Suzy Lopes e Thardelly Lima. Também tem premiações atuando em peças da Cara Dupla.

Danny Barbosa em cena de ‘Café com Rebu’

Tenho a impressão de que a imprensa, de maneira geral, não destacou mais essa conquista de Danny… Isso porque, de maneira geral, a imprensa também exercita a invisibilização (optando pelo destaque a artistas e filmes mais ‘palatáveis’).

Danny Barbosa, professora, atriz, roteirista e diretora é um dos grandes nomes da contemporânea cena audiovisual paraibana. E respondendo à pergunta formulada no título desse texto, eu quero saber de Danny! Você também deveria pelo menos procurar saber…

7 Comentários

  1. Obrigada, Jãmarri. Profissionais como você e matérias como essa, estimulam que pessoas preteridas/invisibilizadas socialmente possam acreditar em si e mudar suas histórias.
    Danny Barbosa.

  2. Parabéns pelo artigo. Superimportante para a luta contra a invisibilidade Lgbtq+. Danny Barbosa é uma das quatro personagens e atriz do longa O seu amor de volta (mesmo que ele não queira).

  3. Danny é um grande ponto de luz no mundo da arte. Ela representa a superação de todas as adiversidades que podem acometer a uma mulher negra e trans no Brasil. Extremamente talentosa, Danny serve de inspiração para todxs! Holofotes para Danny!!!!

    • Por alguns dias senti na pele o quanto podem ser cruéis com com Danny que além de excelente ser humano traz uma bagagem de saber por ser uma grande atriz produtora professora. Mas um fato nada relevante para o mundo da arte faz portas de fecharem o fato de ser uma Mulher transexual que infelizmente para uma sociedade hipócrita machista misógina que nunca saiu do colonialismo invisibilisa o quão grande és DANNY BARBOSA. mas essa será apenas uma vírgula na história de suas vitórias .

  4. Já trago em mim uma vontade de contracenar ou dirigir em teatro a Danny…Parabéns por tudo!

  5. Por alguns dias senti na pele o quanto podem ser cruéis com com Danny que além de excelente ser humano traz uma bagagem de saber por ser uma grande atriz produtora professora. Mas um fato nada relevante para o mundo da arte faz portas de fecharem o fato de ser uma Mulher transexual que infelizmente para uma sociedade hipócrita machista misógina que nunca saiu do colonialismo invisibilisa o quão grande és DANNY BARBOSA. mas essa será apenas uma vírgula na história de suas vitórias .

  6. Parabéns Jamary pela matéria que serve como alerta a comunicação social e aos jornalistas que não escrevem a linguagem contemporânea e continuam fazendo jogos genocidas de patrões $$$ fascistas , embranquecidos , homofóbicos, classistas . Dany Barbosa DIVINA DIVA muitos aplausos

Escreva um comentário