Em 1986, a comemoração do aniversário de Thiago Gualberto reuniu algumas dezenas de pessoas em torno de uma carroça de burro carregando uma caixa de som e tocando muito frevo pelas ruas do Miramar, em João Pessoa. O grupo ainda não sabia, mas aquele era o nascedouro de um dos maiores blocos de arrasto do mundo: o Muriçocas do Miramar.

Mestre Fuba, responsável pelo livro

Mais de três décadas depois, o bloco será tema de um livro historiográfico, com informações de bastidores, depoimentos e imagens. Uma compilação do que representa para o carnaval brasileiro o Muriçocas do Miramar, que costuma arrastar centenas de milhares de foliões durante o Folia de Rua (festa pré-carnavalesca da capital paraibana).

Quem está catalogando informações a respeito do bloco e reunindo depoimentos e fotos é o cantor e compositor Mestre Fuba. Ele é o autor do hino do Muriçocas do Miramar e puxador oficial. “Estou recolhendo esse material que começa a ser escrito em março deste ano”, disse Mestre Fuba.

Este ano, o bloco não vai arrastar os foliões nas ruas (por causa da necessidade óbvia de se evitar as aglomerações e a consequente contaminação pelo coronavírus). Ainda assim, conforme Mestre Fuba, o bloco encomendou estandarte (feito pelo artista Dan Costeira) para prestar homenagem aos profissionais da área de saúde.

Além disso, Mestre Fuba compôs uma música para o bloco Muriçocas do miramar que destaca esse período de pandemia e que reforça a importância de brincar o carnaval dentro de casa e sem aglomerações. A nova música de Mestre Fuba – ‘Pandemia das Muriçocas’ – você escuta aqui. Basta clicar no link abaixo.

Escreva um comentário