Conheço muita gente que se diz leitora de Clarice Lispector, mas – pasmem! – acessa apenas sites de frases com fragmentos da literatura da autora. Frações literárias usadas à guisa de manual filosófico de sobrevivência emocional…

Marcélia Cartaxo e José Dumont em ‘A hora da estrela’

A data de hoje marca o centenário de nascimento da saudosa Clarice Lispector, autora do romance ‘A hora da estrela’. Possivelmente, sua obra mais popular e que ganhou adaptação para o cinema. Tenho uma cópia do filme em DVD (e o filme está na Internet)…

Clarice, uma ucraniana que morou em Alagoas e Pernambuco (quando criança) e que foi reconhecida como grande escritora no Rio de Janeiro. Uma autora que se entregou à arte de escrever sentimentos, sensações e percepções.

Não sei ao certo se – morando em Alagoas e Pernambuco – a criança Clarice visitou a Paraíba. Mas, os ‘sentimentos, sensações e percepções’ da escritora estiveram (e estão) muito bem retratados na interpretação de Marcélia Cartaxo, protagonista do filme ‘A hora a estrela’.

Como protagonista de ‘A hora da estrela’ (de Suzana Amaral), uma atriz paraibana: Marcélia Cartaxo (que ganhou um Urso de Prata por sua interpretação de Macabéa, no Festival de Berlim, em 1985). O longa-metragem ainda tem o paraibano José Dumont.

A literatura de Clarice e sua ‘sozinhez’ merecem ser festejadas coletivamente. Nada contra o que é cult (que é o caso de Clarice), mas a obra dessa escritora precisa ser ainda mais popularizada.  Lispector é uma autora ‘para não esquecer’…

P.S.: Para celebrar o centenário de Clarice Lispector, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba estreia, neste sábado (12), a série “A Hora de Clarice”, que passará a ser exibida semanalmente no canal da Funesc no YouTube (youtube.com/funescpbgov), sempre a partir das 17h. O primeiro episódio, intitulado “Mulher Delírio”, é encenado pela atriz e diretora Suzy Lopes sob direção de Tony Silva.

Escreva um comentário