Este sábado é marcado pelo aniversário de um dos maiores agitadores culturais da Paraíba: Anchieta Maia, o homem por trás do sucesso do Moçada Que Agita. Anchieta está festejando hoje 69 anos de idade. O Moçada Que Agita acaba de completar 40 anos de história.

Anchieta Maia e a capa da primeira edição do jornal MQA

Provavelmente você já ouviu falar do Rancho Jet Set, do Canta Moçada, do Dançando no Shopping… São alguns dos projetos de sucesso Anchieta Maia. E se você nunca ouviu falar em Anchieta, Moçada e de seus projetos é porque você nunca viveu em João Pessoa…

Ano que vem, Anchieta Maia fará 70 anos de idade. Filho de mãe solteira: uma lavadeira chamada Dona Lourdes (saudosa dona Lourdes!). Cresceu no bairro da Torre, em uma casa de palha com chão de barro batido, na rua Joaquim Torres.

Conforme o próprio Anchieta, uma casa de um cômodo só. “Um vão único onde se amontoavam minha mãe, minha tia e minha vozinha. Quatro redes balançavam meu sono e o de meu irmão Marcos, Carlos e Toinho”.

Ainda criança, catou vidro e papel velho nos terrenos baldios. Dinheiro da venda das bugigangas era transformado em comida. Garantir as refeições era o grande desafio de cada dia.

Vendeu bombom nos cinemas de João Pessoa; laranja no campo de futebol Leonardo da Silveira. Vendeu amendoim na frente da Malandros do Morro e ‘Bombril’ e caixa de fósforo no Mercado Central.

Anchieta saiu dessa realidade e – dirigente do Grêmio Estudantil do Pio X – passou a ser uma referência na área de produção cultural. Depois, tornou-se colunista social. Criou o jornal Moçada Que Agita (que também virou revista e site), fazendo a cobertura das atividades em escolas e faculdades (além de todo tipo de ação jovem).

Projetos desenvolvidos em jornais impressos, emissoras de rádio, emissoras de televisão e Internet. Projetos executados nas principais escolas e faculdades da Grande João Pessoa. Anchieta é o homem dos ‘bilhetinhos’ e do ‘Ai Que Saudade Me Dá’…

A vida de Anchieta Maia rende um filme. Um produto a ser lançado ano que vem, quando ele festejará 70 anos de idade Pronto! Está lançada a ideia. O próximo passo é juntar a equipe e gritar ‘luz, câmera, ação!’… Já temos a ideia na cabeça e a câmera na mão…

2 Comentários

  1. Marcos Antonio Responder

    Anchieta foi um dos primeiros inspetores de escola e sempre foi liderança nas escolas onde tinha um bom relacionamento com os alunos, produtor artistico e maior divulgador de escolas, o Mocada que agita é sua identidade. Parabéns ao grande produtor e jornalista.

Escreva um comentário