Em cena e em ação, sempre imaginei serem as bailarinas seres de outra dimensão. Fortes, leves e lindas! Homogêneas. Gêmeas sincronizadas. Quase siamesas da motricidade. Não à toa, canções e filmes abordam tanto as bailarinas, que celebram seu dia hoje.

Natalie Portman em cena de ‘Cisne Negro’

Filmes e romances. Poemas e canções. Telas e esculturas. Espetáculos de teatro e musicais. A bailarina atrai e seduz nos mais diversos segmentos de produção cultural. O blog vai se ater à música e ao cinema, dando 10 dicas para o dia de hoje.

A lista de filmes começa com uma produção oitentista: Flashdance (1983), que teve duas indicações ao Oscar. É um longa instigante, que nos deixa com vontade de dançar. Também tem o fabuloso ‘Billy Elliot’ (1999), ‘No balanço do amor’ (2001), o denso e complexo ‘Cisne Negro’ (2011) e a animação ‘A bailarina’ (2016). Assista ao filme clicando no link abaixo:

 

Na área musical, Chico Buarque (aqui na lista na voz de Adriana Calcanhotto) e Oswaldo Montenegro parecem ter um olhar especial para as bailarinas. Eles estão nessa lista plural, ao lado de Toquinho (na voz de Lucinha Lins), Palavra Cantada e João Mineiro & Marciano.

Chico já compôs para a bailarina e para a dançarina. Oswaldo fez o ‘Blues da bailarina’ e ‘A bailarina gorda’. Mas foi em ‘Bandolins’, canção feita para uma amiga que deixou o Brasil para dançar na Europa, que Oswaldo encontrou maior beleza na bailarina. Abaixo, a playlist:

 

‘A bailarina’ (de Toquinho)– com Lucinha Lins

 

 

‘Ciranda da bailarina’ (de Chico Buarque e Edu Lobo) – com Adriana Calcanhotto

 

 

‘Bandolins’ – Oswaldo Montenegro

 

‘A bailarina’ – com João Mineiro e Marciano

 

 

‘Balé’ – com Palavra Cantada

1 Comentário

  1. Minha neta Giovanna – a minha pequena bailarina – ama a música Ciranda da bailarina ??

Escreva um comentário