A Unidos do Viradouro fez um desfile em homenagem às Ganhadeiras de Itapuã. A escola foi a segunda a desfilar domingo, no primeiro dia do Grupo Especial do carnaval carioca. Um samba com influência do afoxé e com a ajuda de uma artista da cena paraibana para homenagear um grupo…
“O grupo em questão são as Ganhadeiras de Itapuã, que estudei durante meu doutorado produzindo a tese Articulações pedagógicas no coro das Ganhadeiras de Itapuã – um estudo de caso etnográfico”, disse Harue Tanaka, musicista paulista (radicada na Paraíba).
Ela contou que a direção da Viradouro esteve em Salvador (BA) e levou sua tese (orientada por Alda Oliveira, da UFBA) para ler e servir de suporte na montagem do desfile. E por falar em desfile, Harue desfilou na Viradouro domingo passado.
Harue toca diversos instrumentos, com destaque para piano e sanfona. Ela integra o grupo paraibano Fulô Mimosa. Também atua como professora da UFPB, sendo referência no ensino e na pesquisa.
O desfile de domingo passado contou com participação da cantora Margareth Menezes, como destaque do carro que lembrou as cirandas de roda à beira do mar aberto. A baiana Lore Improta também participou do desfile, como a Rainha do Carnaval de Itapuã.
16 Comentários
QUE BACANA, PARABÉNS HARUE!!!
A professora Haruê Tanaka é motivo de orgulho e inspiração para seus alunos, tenho o prazer de ser sua aluna e me sinto privilegiada em passar por sua sala de aula. Parabéns professora!?
Muito nos orgulha que uma das nossas esteja sob os holofotes, levantando um tema tão propicio. Parabéns a Haruê e à Varadouro, que teve a sensibilidade de reconhecer o valor da sua pesquisa, coisa que o nosso ministro da educação (?) não é capaz de fazer.
Harue é um exemplo positivo para muitas mulheres… Ela nos inspira. Eu tenho muito orgulho de tê-la como minha professora.
Pesquisa estimula produção de enredo da viradouro. Gesto nobre que valoriza, ainda mais a dissertação, tornando – a conhecida em outros contextos.
Ela é uma grande mulher!!!!
Parabéns QUERIDA pesquisadora e multimusicista HARUE eu vi alguma parte do desfile hoje cedo, especialmente as BAIANAS que ne enlouquece a estética. Aqui em João Pessoa fomos duplamente “BI CAMPEÃS?” UNIDOS DO ROGER. E IMPÉRIO DO SAMBA ambaa as escolas fundadas pela ATIVISTA LGBTQI SSSSSS FERNANDA BEVENUTTY que nos deixou em 02 de fevereiro. Um grande viva ao CARNAVAL BRASILEIRO e as nossas MULHERES HARUE X FERNANDA
Harue é um exemplo positivo para muitas mulheres… Ela nos inspira. Eu tenho muito orgulho de tê-la como minha professora.
Haruê, minha professora de piano na Ufpb (curso de extensão) . Pessoa humaníssima ! Tem prazer de ensinar o que aprendeu com muito amor. João Pessoa está orgulhosíssima com esta homenagem…o grupo Fulô Mimosa é o começo de um futuro promissor também a nossa Paraíba .?
Parabéns Haruê pelo reconhecimento de sua dissertação de Mestrado ter sido fonte da pesquisa da maior manifestação cultural do Brasil,o Carnaval do Rio de Janeiro.
Parabéns Haruê. Assisti ao desfile, e fiquei muito feliz e orgulhosa por sua dissertação ter sido fonte de pesquisa para um desfile tão belo. E se não bastasse ainda deu o título de campeã para a Viradouro.
Harue está mais para Aruanda do que qualquer outro lugar .
Harue está mais para Aruanda do que para qualquer outro lugar .
Viva nossos Professores
Só a Educação muda o mundo !
Parabéns linda Professora Haruê!
Parabéns aos Carnavalescos pela sensibilidade ,seriedade e estudo.
É muito gratificante para a Paraíba ser representada por Harue Tanaka, que reúne grandes qualidades tanto como na área de musica quanto na área científica. Harue a felicidade é imensa que vc traz contribuindo com o há de melhor para o carnaval 2020. Parabéns!!!!
Não há saida sem a educação. Sou baiano e como nordestino fico orgulhoso dessa paulista/paraibana. Mil vivas para Harue.