Em 1994, o blockbuster ‘Jurassic Park’ foi exibido por quase três meses nos cinemas da Coreia do Sul. Ele. Apenas ele! Nada além dele como opção nas salas de cinema. Inacreditável, não é? Mas foi. Um fato extremamente surreal…
Esse exemplo explícito de dominação cultural através do cinema preocupou as autoridades sul-coreanas à época. E essa preocupação foi transformada em ação. E a ação foi transmutada em políticas fortes de fortalecimento do cinema sul-coreano.
Em 20 anos a partir das novas políticas de incentivo, a Coréia do Sul saiu de um market share nacional irrisório de 2,1 % em 1994 para alcançar a marca significativa de 57% em 2014. É um índice maior do que o apresentado em países que investem pesadamente na cultura, como a França (que obteve 36,8% nesse mesmo ano).
Para se ter ideia do quão mágico é essa conquista, esse índice elevou a Coreia ao patamar de consumo nacional de suas obras audiovisuais apenas alcançado por dois países: Estados Unidos e Índia, únicos com mais da metade do market share nacional para o mesmo ano, por exemplo.
O cinema sul-coreano aprendeu com Holywood e com Bollywood. A produção dos Estados Unidos e a produção da Índia foram explicitamente referenciais para o novo cinema sul-coreano. ‘Parasita’ representa um plot twist no mercado cinematográfico.
E o diretor de ‘Parasita’ – Bong Joon Ho, que tem 50 anos de idade – é resultado dessas políticas de incentivo na Coreia do Sul na década de 1990. É resultado também (claro!) de uma aproximação fortíssima com o cinema americano.
Basta lembrar que o último trabalho de Bong Joon Ho – o longa-metragem ‘Okja’ (2017) – é um produção americana. O filme disputou a Palma de Ouro em Cannes (perdendo a estatueta para o aclamado ‘The square’).
Sim. A noite de ontem no Oscar foi histórica. Palpiteiros, ainda bem, perderam o bolão. Hollywood deu o braço a torcer e – cada vez mais – se vê obrigada a reconhecer a força do cinema internacional.
Em tempo: o filme sul-coreano ‘Parasita’ está sendo adaptado para uma série de televisão do canal HBO. O diretor do longa-metragem original, Bong Joon Ho e Adam McKay, diretor de ‘A grande aposta’ e ‘Vice’, estão em negociações para assumirem a posição de produtores executivos da série.