Acertei 15 do total de 24 palpites possíveis na cerimônia do Oscar, que terminou na madrugada desta segunda-feira. Uma boa marca… Estatística que poderia ter sido ótima não fosse o ‘azarão’ da noite, o longa-metragem sul-coreano ‘Parasita’.
Nada contra o filme de Bong Joon Ho. É, inclusive, um excelente filme. Mas, surpreendeu a todos ao vence em categorias em que não era favorito. Disputou em seis, venceu quatro estatuetas. Levar a de Melhor Filme Estrangeiro já era dado como certo.
Todavia, desbancar os demais candidatos nas categorias Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme foi além das expectativas. Desta vez, a Academia colocou os ‘palpiteiros’ em apuros… Palpiteiros erraram, mas não foram os perdedores da noite…
Nessa noite do fenômeno ‘Parasita’ o maior perdedor foi Sam Mendes, diretor de ‘1917’ (que era favorito nas categorias Melhor Filme e Melhor Diretor). A Academia surpreendeu e fez história, mas – volto a dizer – isso não quer dizer que tenha sido justa…
E por falar em justiça, importante informar que o fator ‘Parasita’ fez com que – embora eu tenha acertado em 15 das 24 categorias – meus palpites nas seis principais categorias alcançassem a marca de apenas dois acertos.
Sim, Silvio Osias, como você disse, ‘palpiteiros’ podem ser engraçados, mas não foram os perdedores dessa noite histórica.
Em tempo: Bong Joon Ho não é um novato estreante nem uma novidade no mercado. Seu trabalho somente agora passou a ser instigante para Hollywood. A vitória de ‘Parasita’ tem explicações que vão além do talento de Bong Joon Ho… Mas isso é assunto para a próxima postagem… Até já…