A cerimônia de entrega do Oscar será no próximo domingo, dia 9. Aquela festa em formato mezzo abregalhado apontando quem são os melhores da indústria cinematográfica. Bem… Nem sempre ganham os melhores…
Historicamente, a cerimônia costuma ser apontada como ‘injusta’. Faz sentido. Basta lembrar que, por exemplo, em 1977, ‘Taxi driver’ (de Martin Scorsese, com Robert DeNiro) não venceu o Oscar de Melhor Filme. Perdeu para ‘Rocky, o lutador’ (com Sylvester Stallone).
A lista de ‘injustiças’ é bem grandinha. Há, inclusive, clássicos desprezados pela academia! ‘Cantando na chuva’ sequer foi indicado para o Oscar de 1953!!! ‘Cidadão Kane’, em 1941, perdeu a estatueta de Melhor Filme.
Stanley Kubrick dirigiu 16 filmes e tem quatro deles entre os 100 mais importantes da história, segundo o American Film Institute. Kubrick jamais ganhou um Oscar de Melhor Filme! E estamos falando apenas na categoria Melhor Filme…
Falando em ouras categorias, impossível não mencionar a vitória de Roberto Benigni (‘A vida é bela’) sobre Tom Hanks (‘O resgate do soldado Ryan’), em 1999.
E olha que entre entre os indicados desse ano ainda estavam Russel Crowe (‘Outra história americana’) e Ian McEllen (‘Monstros e deuses’). ‘Injustiças’ também envolvem gênios como Hitchcock e Chaplin.
Como bom palpiteiro que sou, tenho as minhas apostas para a cerimônia do Oscar deste ano. Uma lista (somente nas principais categorias) levando em conta aquilo que acredito que vai dar e aquilo que gostaria que desse…:
Melhor Filme: ‘1917’ (mas gostaria que desse ‘Era uma vez em… Hollywood’)
Melhor Diretor: Quentin Tarantino, por ‘Era uma vez em… Hollywood’ (mas gostaria que desse Tarantino mesmo)
Melhor Roteiro Original: ‘Era uma vez em… Hollywood (mas gostaria que desse esse mesmo)
Melhor Roteiro Adaptado: ‘Adoráveis mulheres’ (mas gostaria que desse ‘O irlandês’)
Melhor Ator: Joaquin Phoenix, por ‘Coringa’ (mas gostaria que desse Adam Driver, de ‘História de um casamento’)
Melhor Atriz: Renée Zellweger, por ‘Judy’ (mas gostaria que desse Scarlet Johansson, de ‘História de um casamento’)