De Jackson do Pandeiro a Claudinho & Buchecha, passando por Jorge Benjor e João Nogueira, além de Bezerra da Silva e Morais Moreira, o Flamengo já foi homenageado por diversos nomes da música brasileira. O time mais popular do Brasil recebeu como presente e como homenagem dezenas e dezenas de belas canções. No aniversário do Flamengo saiba quais músicas ouvir em homenagem ao rubro-negro.

O blogue ‘Clape, Clape, Clape’ selecionou algumas dessas canções para você escutar nessa festa de aniversário. O Flamengo está comemorando neste domingo, dia 17, 124 anos de trajetória. Um ano que tem tudo para ser marcado pelas conquistas do Campeonato Brasileiro (o rubro-negro é líder desse torneio) e de mais uma Taça Libertadores (final contra o River Plate será no próximo fim de semana).

O setlist começa com o hino não-oficial feito por Lamartine Babo (“Uma vez Flamengo…”), que foi gravado pela primeira vez por Gilberto Alves em 1945. Esse hino tornou-se tão popular que é comum que mesmo os flamenguistas desconheçam o hino oficial feito em 1920 por Paulo Magalhães (ex-goleiro do Clube) e gravado em 1932 por Castro Barbosa. Engate com ‘Samba rubro-negro’, de Wilson Batista, sucesso na década de 1950.

Complete a discotecagem com ‘Olé do Flamengo’ e ‘Bola de pé em pé’, feitas pelo paraibano Jackson do Pandeiro, nas décadas de 1960 e 1980, respectivamente. E siga com ‘Vitorioso Flamengo’, de Moraes Moreira, ‘Arigatô Flamengo’, de Bebeto, ‘Camisa 10’ e ‘Fio Maravilha’, ambas de Jorge Ben Jor. Todas essas são da década de 1970.

O setlist da década de 1980 tem ‘Mengo’, com Wando, ‘Saudades do Galinho’, de Moraes Moreira, ‘Flamengo’, com João Nogueira, ‘Flamengão’, de Bebeto, e ‘O campeão’, com Neguinho da Beija Flor.

Feche a festa com o ‘Rap do Centenário’, de Júnior e Leonardo, ‘Bonde do Mengão sem freio’, de MC Rell e MC K9, e ‘Vermelho e Preto’, com Claudinho & Buchecha. Lembrando que sexta-feira passado o Flamengo publicou um vídeo de uma música para ser o enredo das celebrações flamenguistas. O funk é cantado por MC Maneirinho e FP do Trem Bala.

Na canção, os funkeiros retratam os 124 anos do Flamengo e, inclusive, mencionam o esporte fundador do clube: o remo. A música foi divulgada nas redes sociais oficiais do Rubro-Negro. O Flamengo merece as homenagens e uma trilha sonora altiva e ‘para cima’. Parabéns, Flamengo, e parabéns à música popular brasileira.

 

 

1 Comentário

  1. Compósitos nesta Suíte. Jan – Jama Rir. Flui e contribui. Nervo simpático ao pegar no Remo Clube de Regatas sobe ao pódio sonida MPB. Do gromophene ao Streaming. Enxuga lágrimas o quarador à rede embale sofra quando o gol invade a Praia do Flamengo em sentido adversário, é Aterro carioca. Mausoléu da FEB. Maracanã, adeus. Edilberto (coito) Coutinho concito. “Nélson Rodrigues dedurava Zé Lins do Rego” – aberto nessa patolagem d O Falo dengo. Mengo-Rubro, Negão. Chora, cuíca. Apoteótica se levanta A Geral. Fio Maravilha nos gostamos de você.

Escreva um comentário