O violinista paraibano Rucker Bezerra viajou ontem aos Estados Unidos, onde fará uma apresentação com a Orquestra Symphony da Terra como solista convidado. Rucker mostrará nossa música armorial na próxima sexta-feira, dia 25, no The Dimenna Center. “Uma honra, um orgulho sempre renovado em levar mais uma vez a nossa música armorial a Nova York”, disse o músico.

 

Em entrevista ao blog Clape Clape Clape, o professor doutor Rucker Bezerra falou sobre a importância de levar a música armorial aos Estados Unidos. “A música armorial desperta uma curiosidade onde quer que vá. Em 2016, eu estive em Nova York tocando Guerra Peixe. Já toquei no Oriente Médio, na Europa e em qualquer lugar o que chama a atenção é a sonoridade”. Veja a entrevista com o maestro:

Rucker adiantou que o Quinteto Uirapuru ganhará um novo integrante. Leonardo Semensatto (cello) será substituído porque está com projetos acadêmicos na Alemanha. A formação atual continua com Rucker Bezerra (1º violino), Rodrigo Eloy (2º violino), Paulo França (viola) e Hercílio Antunes (baixo). Por falar em Uirapuru, olha só o Quinteto tocando ‘Disparada’, de Geraldo Vandré. Basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=zkgGHaoteCM

O músico também comentou a respeito da emoção de ter tocado música armorial para o Papa Francisco e sobre a necessidade de se levar música erudita à periferia. Rucker também tem acompanhado de perto, nos últimos anos, as disputas entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, no Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas.

 

Natural de João Pessoa, Rucker Bezerra de Queiroz iniciou seus estudos de violino em 1985 com Yerko Pinto, que o acompanhou até a conclusão do curso superior.

Violinista Rucker Bezerra

Graduado pela UFPB (1991), Mestre (2002) e Doutor pela Unicamp – SP, é professor efetivo de violino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, spalla da Orquestra Sinfônica da AMUSA-PB e spalla da Orquestra Filarmonia-RJ.

 

Foi aluno de Yerko Pinto, Andzej Grabiec e Erick Friedman. Foi solista de várias orquestras no Brasil atuando com regentes como Eleazar de Carvalho, Elena Herrera, Carlos Veiga, Per Brevig, Paolo Bellomia, dentre outros.

 

Apresentou recitais em todo Brasil, nos Estados Unidos e Itália. É membro fundador do Quinteto Uirapuru. Vencedor do prêmio Tim, categoria música instrumental com o CD Sivuca & Quinteto Uirapuru.

 

1 Comentário

  1. Ademir Araújo de França Responder

    Realmente, é de encher de muito Orgulho a todos nós, paraibanos, ter um conterrâneo dotado de inestimável valor artístico na Música Erudita, transpondo as fronteiras mundo afora, apresentando-se nos principais palcos internacionais, ao lado de Grandes Mestres e Orquestras. Parabéns!

Escreva um comentário