Era para ser apenas uma homenagem ao centenário do ‘rei do ritmo’, mas uma reportagem feita pela TV Brasil durante o Festival de Artes Jackson do Pandeiro (realizado pela Funesc), em João Pessoa, rendeu uma dor de cabeça em uma ala do Governo Bolsonaro. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) censurou a matéria, mandou refazer e ainda demitiu o diretor de programação.

Além da demissão do diretor, o programa Antenize (responsável pela exibição da matéria no dia 31 de agosto) foi tirado do ar. O motivo de tamanha celeuma?!?! A reportagem trazia imagens de alguns cordéis e havia – entre eles – um desenho do rosto de Marielle Franco. Cinco segundos de imagens. Cinco…! Tempo o bastante para gerar a demissão do diretor Vancarlos Alves.

A reportagem original chegou a ser postada no YouTube. O desenho (uma xilo) do rosto da vereadora Marielle (assassinada no ano passado) aparece ao lado da figura do próprio Jackson do Pandeiro, o homenageado do Festival. Depois de duas semanas, no dia 23 de setembro, a TV Brasil publicou outra versão para seu canal no Youtube (sem a imagem de Marielle). A antiga foi excluída.

Esse absurdo exercício de censura na TV Brasil vem reverberando… O Ministério Público entrou com representação contra o desvio de finalidade junto ao Tribunal de Contas da União. Além disso, deputados federais do PSOL entraram com representação junto à Procuradoria Geral da República (PGR). Fiquem atentos às cenas dos próximos capítulos…

6 Comentários

  1. LUCIENE MARIA MALTA DE SOUZA Responder

    Alguém ainda tem dúvida que estamos em estado de exceção?

    #EuAvisei

  2. Ana Elisabete Aragao Responder

    Não tolero mais ver a hipocrisia dessa família toda que pensa ser dona do Brasil. Onde está a liberdade de expressão?

  3. Pelo andar da carruagem, não se assute, se ele ” o mito” ,não determine através do GSI, a apreensão e queima de todos os livros e filmes escritos e produzidos antes do novo “governo”
    Juiz(o), pra isso ele tem.

  4. Luigi Antonioni Responder

    Este capitão reformado que deveria ter sido expulso do exército, deve sair do Planalto algemado e com uma camisa de força.

Escreva um comentário