A Ford revolucionou o segmento de SUVs com a chegada do EcoSport em 2003. Agora a marca quer ampliar a sua gama de SUVs e traz para o Brasil o Territory que tem a missão de conquistar espaço no segmento que mais cresce no mundo. Você que acompanha as notícias do mundo automotivo já deve ter visto essa carinha em algum lugar, certo? Ele foi um dos grandes destaques da marca no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. E de lá pra cá só aumentou a expectativa para o lançamento do SUV médio no mercado nacional.

A dianteira traz tem o novo DNA dos SUVs da Ford. A característica principal é a grade trapezoidal em formato de cascata que liga os dois faróis que são Full LED e a assinatura também é em LED e fica nas extremidades do para-choque ao lado dos faróis de neblina e também serve como luz de seta. Abaixo tem um aplique na cor prata para reforçar a robustez e esportividade. 

No geral ele tem um desenho bem sóbrio, sem exageros nas linhas, um carro bem conservador no quesito design. A lateral conta com rodas de 17” na versão SEL e de 18” na versão Titanium. A coluna C  teve seu desenho integrado aos vidros dando aquela sensação de teto flutuante, deixando o visual bem moderno. O retrovisor tem câmeras para a visão 360º e a lateral tem uma linha cromada que envolve a lateral e a parte traseira. 

A traseira conta com lanternas de LED que invadem a tampa do porta-malas. Um aplique cromado liga as duas lanternas e o nome do carro também cromado acima é um charme, completando tem um aerofólio com luz de freio. Quem compra SUV precisa de espaço para os passageiros e os passageiros precisam de espaço para as malas. São 348 litros até a altura da janela e 420 litros para o transporte de objetos maiores.

Ele tem 2.716mm de entre-eixos e acomoda muito bem três pessoas. O túnel central é baixo e não incomoda quem vai no meio do banco traseiro. Os passageiros ainda contam com saídas de ar-condicionado e uma entrada USB. 

Na parte frente o motorista conta com muita tecnologia. O botão de partida fica à esquerda. O volante multifuncional tem ajustes altura de profundidade, os bancos também tem ajuste elétrico, ele conta com resfriamento e aquecimento. O painel de instrumentos é digital e personalizável. O destaque vai para o painel com excelente acabamento, bem sofisticado mesmo. É soft touch, tem couro na parte central do painel além de apliques que imitam madeira e até aço escovado. A central multimídia SYNC Touch é de 10,1” e tem conexão sem fio com Apple CarPlay e com fio para o Android Auto. Ela conta também com câmera 360º de visão panorâmica. Essa central foi desenvolvida exclusivamente para América do Sul. E como a gente não vive sem celular, ele também dispõe de carregamento sem fio para o seu aparelho, disponível a partir do Samsung S6, Iphone 8, Huawei P30 e Xiaomi mi9. São quatro entradas USB, três na frente e uma na traseira. Falando em celular, usando o aplicativo FordPass você tem acesso e comando remoto do veículo. Ele permite travar e destravar as portas, dar partida, acionar o ar-condicionado, verificar o nível de combustível, pressão dos pneus e até saber a localização do veículo. Este tipo de serviço é gratuito por apenas um ano. 

Ele chega ao Brasil já como modelo 2021 em duas versões SEL e Titanium. As duas versões são equipadas com o motor 1.5 Turbo Ecoboost GTDI a gasolina com 150cv de potência e 22,9 kgfm já disponível entre 1.500rpm e 4.000rpm. O câmbio é CVT tem um escalonamento suave e também tem opção de trocas manuais com oito marchas simuladas. Tanto motor quanto câmbio foram calibrados para atender as preferências do brasileiro, até as buchas da suspensão, pneus e amortecedores foram modificados para agradar o público do Brasil. O Ford Territory é produzido na China e não é só produzir e trazer pra cá o mesmo modelo vendido lá. Ele passou por algumas mudanças técnicas para agradar os brasileiros. Afinal de contas nós somos um público exigente e merecemos o melhor.  O Territory precisa de 11,8 segundos para acelerar de 0 à 100km/h chegando à velcoidade máxima de 180 km/h. Na versão Titanium tem rodas de liga leve de 18” e pneus 235/50 R18. Os freios dianteiros são de discos ventilados de 292mm, sistema hidráulico com ABS e EBD. Os freios traseiros são de discos sólidos de 301,5mm, sistema hidráulico com ABS e EBD. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e na traseira é Multilink, Twist Beam.

SUV é carro de família, então o quesito segurança é muito importante neste tipo de carro. Aqui no Territory são 6 airbags, ele também conta com controle de estabilidade e tração. Além disso também tem assistente de partida em rampa, sensor de monitoramento da pressão dos pneus e freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD. Ele possui também alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de mudança de faixa e alerta de ponto cego. A versão Titanium conta com piloto automático adaptativo e também o Stop & Go, que desliga o motor em paradas rápidas para economizar combustível. Falando em consumo, ele faz 9,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, lembrando que este motor é movido apenas a gasolina. 

 

O Ford Territory será vendido em duas versões, SEL e Titanium. A SEL tem preço de R$ 165.900 e a versão top de linha custa R$ 187.900. Seus principais concorrentes são Jeep Compass, Honda CR-V, Hyundai New Tucson, Volkswagen Tigua, Chevrolet Equinox e Peugeot 3008.

 

 

Autor

Apresentador do Programa AutoPlay da TV Tambaú

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