Estamos vivendo um momento em que precisamos nos unir para vencermos a pandemia de coronavírus. A indústria automotiva está parada por causa da quarentena, mas os profissionais do setor não estão de braços cruzados, diversas empresas estão ajudando nessa missão. Um bom exemplo é a FCA (Fiat Chrysler Automóveis) dona das marcas Fiat e Jeep, que anunciou que vai ajudar no combate ao coronavírus atuando em diversas frentes. 

Um hospital de campanha será construído pela FCA na cidade de Goiana/PE e atenderá os pacientes com Covid-19. O local terá espaço para 100 leitos dos quais 3 serão reservados para uma sala vermelha onde ficarão os casos mais graves e que precisam de uma estabilização até serem deslocados para uma UTI. O espaço terá dez consultórios e sala de triagem para atender a população. O hospital de campanha deverá ficar pronto na segunda quinzena de abril e será entregue ao Governo do Estado de Pernambuco que ficará responsável pela operação e manutenção. Além disso, a FCA cedeu parte do Fiat Clube para que a Prefeitura de Betim e o Governo do Estado de Minas Gerais possam construir um hospital de campanha. O local tem espaço para 200 leitos e será utilizado para a triagem e internação dos pacientes com a Covid-19. As obras devem ser concluídas no início de abril.

A FCA está mobilizando recursos e colaboradores para auxiliar na aceleração da produção de ventiladores pulmonares no Brasil. O equipamento é de suma importância para o tratamento dos pacientes mais graves, pois é utilizado para compensar a insuficiência respiratória dos pacientes. A empresa vai auxiliar nas áreas de compras, logística e engenharia dos fabricantes deste equipamento no país, além de também auxiliar na busca de financiamento para investimento em fábricas brasileiras de respiradores.

A Fiat e a Jeep também farão a doação de cerca de 60 mil máscaras para os profissionais de saúde, sendo 30 mil para Minas Gerais e 30 mil para Pernambuco. Outra iniciativa é o empréstimo de 125 veículos para os governos dos estados de Minas Gerais e Pernambuco e para as prefeituras de Betim e Belo Horizonte. Cerca de  2.000 de protetores faciais com a utilização de impressoras 3D serão produzidos pela FCA, assim como Peugeot Citröen e Hyundai. 

A FCA também anunciou que irá participar da força-tarefa para consertar os respiradores quebrados, assim como também anunciou a Chevrolet. A Fiat e a Jeep também vão contribuir para que novos equipamentos possam ser produzidos. 

O Brasil conta com 65.235 ventiladores pulmonares, dos quais 17.837 estão na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde. De acordo com o grupo responsável por mapear os respiradores que precisam de manutenção, existem 3,6 mil aparelhos danificados. Cerca de 15 técnicos da FCA, além de outros 3 da Comau (empresa de automação e serviços do grupo), receberam treinamento do Senai para realizar este tipo de serviço. Os profissionais serão responsáveis para atuar no reparo de 275 aparelhos quebrados nos estados da Paraíba e de Pernambuco e outros 335 em Minas Gerais. As fábricas da Fiat e da Jeep serão transformadas em grandes centros de recebimento e manutenção dos ventiladores fora de operação.

A FCA não informou o custo das ações. “Não é um investimento, não haverá retorno financeiro. É uma pequena contribuição de uma empresa”, afirmou o presidente do grupo para a América Latina, Antonio Filosa.

Autor

Apresentador do Programa AutoPlay da TV Tambaú

Escreva um comentário