Caros amigos! Vivemos para ver um clássico do mundo automotivo surgir como um SUV e como ainda com motorização elétrica. A Ford apresentou nos Estados Unidos o Mustang Mach-E, que une o melhor de três mundos: design e desempenho de esportivo, versatilidade e espaço de um bom SUV e a tecnologia dos carros elétricos.

A Ford se rendeu e desenvolveu um SUV elétrico baseado no seu carro mais icônico. A montadora identificou uma mudança no comportamento do consumidor que procura carros capazes de transportar suas famílias com conforto, que estejam alinhados com as recentes tecnologias e ainda por cima sejam bonitos. Então a montadora americana resolveu transformar seu clássico muscle car em um SUV elétrico.

E não é apenas no design que o DNA do Mustang está presente, os engenheiros conseguiram desenvolver um SUV com alma de esportivo. O capô é longo igual ao cupê, mas o SUV não ter um V8 ali, foi apenas uma questão de design mesmo. O eixo dianteiro foi deslocado para frente para dar ao motorista a mesma sensação de estar dirigindo a versão cupê.

Mustang é sinônimo de potência e mesmo em uma versão elétrica esse quesito não poderia ficar de fora. Nas versões GT, equipadas com motor traseiro, a potência é de até 337 cv, mais do que os 314 cv da versão 2.3 EcoBoost e 57 kgfm de torque, acima do torque da versão com motor 5.0 V8. Quando há o motor elétrico dianteiro a potência fica em torno dos 465cv e 84,6 kgfm de torque, igual na versão V8 GT vendida no Brasil. A versão básica, Select, tem 258 cv de 42 kgfm de torque e tração traseira.

Ainda há o Mustang Mach-E GT Performance Edition que tem os mesmos 465cv de potência da versão GT mas é capaz de acelerar de 0 à 100 km/h em apenas 3 segundos. Ele vem equipado com amortecedores Magneride adaptativos, grade cinza e ainda belas rodas de 20 polegadas.

Mas vamos falar das baterias, afinal ele é um carro elétrico. São dois conjuntos, o menor tem 75,7 kWh de capacidade e o maior tem 98,8 kWh. A autonomia varia de 337 km, com bateria pequena e tração integral e 480 km com os 336 cv e tração traseira com bateria de maior capacidade. A versão GT tem 378 km de autonomia. O Mach-E será vendido com um carregador para tomadas convencionais capaz de repor 4,8 km de autonomia por hora em uma tomada 110V e 35 km de autonomia por hora em uma tomada de 220V.

As versões do Mustang Mach-E serão definidas de acordo com o mercado onde será vendidas. O SUV elétrico com alma de esportivo será equipado pelo conjunto de duas baterias, duas opções de tração e quatro opções de potência, 258cv, 285cv, 337cv e 465cv. Lá nos Estados Unidos a versão de entrada, Select, equipada com motor traseiro e a menor bateria será vendido por 43.895 dólares, bem próximos dos 44.000 dólares da versão GT Premium com um motor V8 5.0 e câmbio de 10 velocidades, assim como o Mustang vendido no Brasil.

Autor

Apresentador do Programa AutoPlay da TV Tambaú

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