abrhpb

Por abrhpb

22h36

Empoderamento Feminino x Mercado de Trabalho

Nos últimos anos há um crescimento exponencial das mulheres no mercado de trabalho. E como isto acontece no cenário real?

Então, eis aqui alguns relatos: “Nos mulheres, sempre estamos em busca de aumentar o nível de conhecimento por meio de formação acadêmica, estamos mais envolvidas com o empreendedorismo e competências relevantes para ocuparmos funções mais estratégicas nas empresas”.

Entretanto, no mundo corporativo o percentual de mulheres em funções mais estratégicas ainda é muito pequeno e muitos desafios precisam ser enfrentados nessa jornada.

Muitas mulheres ainda encontram-se reféns de suas agendas superlotadas e da falta de tempo pelos compromissos assumidos no âmbito pessoal e profissional.

E quais os desafios que enfrentamos?

Certamente, ainda está muito arraigado no mundo corporativo algumas barreiras imaginárias relacionados ao gênero feminino em ocupar funções mais estratégicas. É obvio que estas funções envolvem muita racionalidade, planejamento, inteligência emocional, competência técnica e comportamentais, que podem estar contemplado em todos os gêneros.

Nós mulheres vivíamos no passado sob o estereótipo de que éramos mais emotivas do que racionais e por essa razão não era possível evidenciarmos competências técnicas, ou seja, ocuparmos níveis mais alto de ascensão em áreas com predominância masculina.

É de suma importância o equilíbrio das habilidades racionais e habilidades soco emocionais, combinando o pragmático com flexibilidade e desenvoltura, independente do gênero. Eis ai o diferencial.

Percebe-se que numa função estratégica é preciso focar no desenvolvimento das pessoas para a geração de resultados.

No computo geral, a maturidade da mulher acontece a medida em que ela aprende a lidar com situações adversas em seu entorno e avança conquistando o mercado de trabalho em diferentes frentes.

Mas o caminho é longo, e juntas chegaremos lá.

Maria da Penha Silva dos Santos – Presidente Diretoria -ABRH-PB





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

4 comentários em “Empoderamento Feminino x Mercado de Trabalho

  1. O caminho é longo, árduo, mas com equilíbrio, humildade e perseverança estamos conquistando nosso espaço.
    Realmente a maturidade e autoconhecimento é tudo de bom.
    Viva as mulheres que estão se reinventando e com muito brilho nesses dois anos de períodos difíceis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *