abrhpb

Por abrhpb

21h07

Saúde Mental: equilíbrio emocional e físico

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Oficialmente 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio, certamente, o setembro amarelo traz uma chamada de atenção para uma situação gritante no mundo – o suicídio.

Então, a questão saúde mental ocupa o centro das discussões pelos especialistas, por outro lado, evidencia- se o aumento de gatilhos provocadores do suicídio.

E como ajudar uma pessoa sob o risco de suicídio?

  1. Esteja sempre disponível para ouvir a apoiar pessoas que apresentem algum sinal de desistência da vida.
  2. Seja qual for o sinal de dor emocional, a incentive buscar ajuda de profissionais especializados, consequentemente, irão se sentir acolhidas.
  3. Mas, no momento em que perceber uma pessoa com risco iminente de se jogar no abismo, procure de imediato ajuda profissional de emergência.
  4. Acompanhe  continuamente a evolução psicológica da pessoa que você está mais próxima.
  5. Disponibilize apoio moral para as pessoas em seu entorno, ou seja,  ajude-as  a se sentiram mais consciente do quanto sua vida tem sentido no mundo.
  6. Deixe ao alcance das pessoas mais fragilizadas o contato do CVV- Centro de Valorização da Vida (188) e, o mais importante é que o serviço é gratuito com disponibilidade 24h, em qualquer lugar do pais.

A saúde mental é um fator importante que possibilita o equilíbrio das emoções positivas e negativas alinhadas ao bem-estar e a qualidade de vida da pessoa, sendo essencial para um convívio social mais saudável.

Maria da Penha Silva dos Santos – Presidente da Diretoria Executiva ABRH-PB

 

 





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *