Busca

Blogs

abrhpb

Por abrhpb

10h21

Inteligência Emocional: o grande diferencial no mercado de trabalho

Hoje, vivemos em um mundo em constante avanços tecnológicos, e ainda com um turbilhão de informações bombardeando a nossa mente e consequentemente o nosso emocional.

Assim, surgem novas necessidades comportamentais que garanta o profissional tornar-se diferencial no mercado pós –pandemia.

A Inteligência Emocional é uma habilidade essencial e de extrema necessidade no mercado de trabalho.

Com a inteligência emocional,  você fica mais preparado e autoconfiante para lidar com sentimentos e emoções inesperadas.

Então, saber equilibrar as emoções, tanto no âmbito pessoal como profissional, é a grande sacada da eficácia do desenvolvimento das atividades e entregas.

Certamente, a pessoa é influenciada pela emoção  e contribui para o bom relacionamento no ambiente de trabalho, seja líder ou parte da equipe.

Então, vamos refletir!

Você lida bem com suas emoções negativas – por exemplo, recupera-se emocionalmente em momentos tensos ou de contrariedade?

Você se adapta facilmente a realidade em momentos de mudanças?

Costuma dá muita atenção ao que não pode controlar?

O que depende de você para atingir o resultado?

O que está em seu controle?

A emoção pode ser imprevisível, surge nos momentos de completa vulnerabilidade da pessoa quando se depara com reações emocionais de outrem, é possível que fique mais suscetíveis ao seu contágio.

Então, a grande sacada para equilibrar a inteligência emocional neste momento de turbulência pandêmica  você precisa se sustentar na sua base essencial: conhecimento sobre as próprias emoções, gerenciamento das suas emoções, compreensão do motivo de suas ações, entendimento das emoções do outro, habilidade para lidar bem com as emoções nos relacionamentos; habilidade para interagir com facilidade no trabalho em equipe e solucionar divergências, bem como para a cooperação.

Sem dúvida, a vida corre muito mais suavemente, se você tiver boa inteligência emocional (Daniel Goleman).

Gostou? Compartilhe!

 

 

Maria da Penha Silva dos Santos – Presidente da Diretoria Executiva ABRH-PB





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

6 comentários em “Inteligência Emocional: o grande diferencial no mercado de trabalho

    1. Uma competência muito significativa e importante no contexto corporativo. Muito maior do que se possa imaginar!! O auto conhecimento, a reflexão citada no texto é importante entender como cada um reage nas circunstncias de adversidade. Parabens pelo texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *