Busca

Blogs

abrhpb

Por abrhpb

22h20

A saúde emocional é o equilíbrio para enfrentar a pandemia

Por que será que a pandemia deixa as pessoas tão ansiosas? Certamente pelo medo de enfrentar situações desconhecidas.

A pandemia avança em ritmo inesperado, causando pânico na população e ainda, provocando a busca de superação de solução no caos.

Sendo que, neste momento de incerteza e instabilidade cada pessoa reage de forma diferente e muitos deixam de cuidar da saúde emocional.

Segundo os especialistas em saúde emocional, para sairmos mais fortalecidos dessa pandemia precisamos incluir novos hábitos no cotidiano no âmbito pessoal e profissional.

Mas, quais os hábitos que podem conter esses fenômenos estressores? Possivelmente, serão hábitos que trarão estabilidade para contribuir com a saúde emocional

Adquirir hábitos saudáveis são essenciais para minimizar o estresse, a ansiedade e o medo do caos. Certamente irá aprender a utilizá-los e maximizar a sua saúde emocional.

E tudo isso só tem sentido se tiver integrado a saúde mental, física, espiritual e emocional com a intenção do ser humano elevar o nível do bem-estar tão almejado.

Por essa razão o autocuidado é uma prática essencial para reconhecermos o quanto podemos criar momentos extraordinários para nossa vida, mesmo em situação de pandemia.

Então, para nutrir a saúde emocional é recomendável praticar ações intencionais que gerem emoções positivas e equilíbrio.

E para manter o equilíbrio no cotidiano é preciso ter a intenção de transformar experiências em aprendizados e acima de tudo encontrar motivação para continuar.

Ver nos desafios uma oportunidade de crescimento para enfrentar as adversidades. Em outras palavras, ser otimista e assumir o papel de protagonista da própria história.

Criar o hábito de agradecer mais e consequentemente equilibrar as emoções negativas com mais emoções positivas e seguir em frente.

Gostou? Comente como está a sua saúde emocional nessa pandemia.

Maria da Penha Silva dos Santos – Presidente da Diretoria Executiva ABRH-PB

 





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

8 comentários em “A saúde emocional é o equilíbrio para enfrentar a pandemia

  1. Nesse momento de extrema incerteza, se faz necessário estabelecer regras para lidar. Acredito que é essencial buscar informações sérias e de fontes seguras (evitar fake news).
    Também se faz necessário estabelecer metas curtas e fazer dosagens de diversão e lazer dentro do possível.
    Fortalecer os laços familiares também conta muito.
    No âmbito do trabalho o que mais dificulta é administrar os horários pois muitos saíram da rotina de bater cartão para o home office. Esse movimento requer uma disciplina muito peculiar porque ela está dividindo espaço com as rotinas caseiras individualizada de cada um.

    1. Acredito que um dos maiores desafios foi o de estabelecer as rotinas concomitantemente com os ambientes de descanso, relaxamento, etc. Nesse contexto houve uma necessidade de entendimento e redimensionamento de limites e procedimentos para uma melhor adaptação.
      Também foi importante entender que o lazer precisaria ser recomendando dentro de um novo contexto.
      Quando a equação trabalho, família e lazer foram bem resolvidas, foi possível mergulhar numa espécie de novo normal onde os horizontes eram muito variáveis mas, com uma janela para as mudanças.

  2. Acredito que um dos maiores desafios foi o de estabelecer as rotinas concomitantemente com os ambientes de descanso, relaxamento, etc. Nesse contexto houve uma necessidade de entendimento e redimensionamento de limites e procedimentos para uma melhor adaptação.
    Também foi importante entender que o lazer precisaria ser recomendando dentro de um novo contexto.
    Quando a equação trabalho, família e lazer foram bem resolvidas, foi possível mergulhar numa espécie de novo normal onde os horizontes eram muito variáveis mas, com uma janela para as mudanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *