Busca

Blogs

abrhpb

Por abrhpb

14h57

O que se espera do mercado de trabalho em 2021?

O que  podemos  registrar de aprendizado em 2020?

Hoje contabilizamos um pouco mais de duzentos dias enfrentando uma crise sem precedentes pela pandemia Covid-19. E o mais importante, criamos inúmeras saídas para lidar com a crise.

Como resultado, tivemos um ganho em desenvolvimento nesse período com grandes transformações no âmbito empresarial, profissional e na sociedade em geral no mundo do trabalho.

Então, em um cenário de situações adversas, a melhor saída é criar possibilidades positivas. Onde empreendedores e profissionais de carreira desbravaram novos negócios com inovações.

E o que se espera do mercado em 2021?

Sem dúvida,  ainda muito incerto. Os especialistas de mercado acreditam no crescimento do e-commerce, na área de logística, tecnologia e marketing digital.

Certamente,  as profissões do futuro estarão mais voltadas ao processo de transformação digital e muito atreladas a utilização de ferramentas ágeis e inovadoras.

Em 2021, o mercado espera que as empresas e profissionais estejam preparados para um mundo com grandes possibilidades de irem além com suas habilidades técnicas  e comportamentais para melhor entrega no resultado.

Quais competências para o novo mundo do trabalho?

O mercado pós-pandemia exigirá um ambiente com novas competências diante da diversidade cognitiva, certamente uma delas será aprender para lidar com diferentes cenários e circunstâncias.

O ano 2021 se configura como um cenário que requer robustez, inspiração e equilíbrio em diferentes emoções num mundo imprevisível, volátil e de muitas incertezas.

Então calibrar a inteligência emocional e a flexibilidade cognitiva serão o passaporte de conexão para os seres humanos transitarem com sucesso no mercado de trabalho em 2021.

Gostou  do artigo? Comente e compartilhe!

Autor(a) Maria da Penha Silva dos Santos – Presidente da Diretoria Executiva  ABRH-PB





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

19 comentários em “O que se espera do mercado de trabalho em 2021?

  1. É muito importante fazer um balanço de tudo que aprendemos em 2020 no meio de grandes turbulências. Todo aprendizado que estamos levando para 2021 será muito útil para melhor desenvolvimento e performance. Vamos que vamos !!!

  2. O ano de 2020 nos traz muitas reflexões e sem dúvida, uma delas é a necessidade de ressignificar e se reinventar. Temos que estar atentos a era digital sem nos esquecer da inteligência emocional.

    1. Bom dia, importante este seu pensamento e diria que até estratégico, pensar com foco em transversalidade de competências. Somos, por definição, seres multifacetados, buscando agir conforme os estímulos externos, por tanto, vejo que não concorrência entre habilidades baseadas em ferramentas e práticas digitais com a inteligência emocional. O que há, de fato, é a necessidade de conjugação das duas vertentes, nos permitindo ser profissionais mais completos, indagando sempre e pensando em soluções inteligentes para os problemas do dia a dia.

  3. Muito aprendizado 2020 nos trouxe… e também muita reinvenção! Incerteza teremos, mas motivação e protagonismo nos farão mais fortes para os desafios pós pandemia!

  4. Em 2020 nós seres humanos fomos obrigados a fazer o que devemos realizar sempre, a empatia, a resiliência, a desaprender para reaprender, a olhar o outro, e olhar ao redor procurando novo significado para a vida pessoal e profissional. O grande aprendizado: excluir o covid 19 e continuar praticando o vírus nos ensinou para ressignificar.

  5. 2021 será sem duvidas um ano de inovação. O mundo mercadológico sofreu grandes mudanças em 2020 e ainda é difícil imaginar o que poderá vim, mas acredito que trará saldos positivos.

    1. Yveth, o tempo todo exercitamos a inovação tecnológica, mas hoje mais do que nunca a adaptação ao novo na velocidade exigida pelas mudanças é primordial. Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *