Busca

Blogs

abrhpb

Por abrhpb

22h51

Como ser uma pessoa empática neste período de pandemia?

 

Empatia é a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo”, segundo Roman Krznaric. Acredito que muita gente já ouviu um ditado popular – não faça com os outros, aquilo que não gostaria que fizessem com você.

Entende-se que para ser uma pessoa empática é preciso antes de tudo aprender a se colocar no lugar do outro cotidianamente, com intuito de compreender as situações vividas pelas pessoas mais próximas do seu convívio familiar. O que será que as pessoas estão pensando e sentindo  para se comportar sem se preocupar  com o outro?

O que se tem observado neste momento de pandemia é indescritível. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a forma mais consistente de evitar o crescimento de contaminação do COVID 19, é o uso frequente de máscaras e higienização das mãos, distanciamento social.

Porque será que as pessoas relaxaram o protocolo mundial de cuidado com a sua própria saúde?

Percebe-se que a empatia é uma competência comportamental que alinhada à consciência humana, onde ao desenvolvê-la, expande-se uma visão de mundo e consequentemente a contribuição de todos para minimizar o caos instalados no âmbito local e mundial para nos proteger contra a doença invisível.

Eis algumas dicas essenciais para melhoria do comportamento empático neste momento de pandemia:

  • Avaliar sua perspectiva em relação ao outro – Pergunte-se quem é outro? Qual o significado que você e o outro têm no mundo?
  • Saber respeitar a opinião alheia – Como você e  o outro pensam e o que sentem diante a situação de pandemia?
  • Avaliar sua disposição em ajudar – Quanto você está disposto a contribuir com  você e o outro para minimizar o impacto na humanidade?

Se você acredita que a empatia como um comportamento pode mudar o mundo, compartilhe esse artigo com o maior número de pessoas.

 

Maria da Penha Silva dos Santos – Presidente da Diretoria Executiva -ABRH-PB





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

9 comentários em “Como ser uma pessoa empática neste período de pandemia?

  1. Perfeito!!! A em empatia nós torna pessoas melhores. E como é importante se colocar no lugar do outro para tomar decisões, para agir corretamente. #souempatica

  2. Texto ótimo que nos leva a reflexão. Muito se fala em empatia e pouco se pratica. Acho que ele nos faz pensar em primeiro lugar se eu sou empático comigo mesmo? Se eu sou porque não me cuido e cuido de quem está perto de mim?
    Gratidão pelo texto!

  3. Indivíduos empáticos têm uma curiosidade insaciável sobre estranhos. Eles conversam com a pessoa sentada ao lado deles no ônibus e mantém aquela curiosidade natural que todos tínhamos quando crianças, mas que a vida costuma eliminar. A curiosidade amplia nossa empatia ao conversarmos com pessoas fora do nosso círculo social habitual, encontrando assim vidas e visões de mundo diferentes das nossas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *