ABRHAÇÃO
Por abrhpb
22h40Um filme muito inspirador! Baseado na biografia do neurocirurgião Benjamim Carson, ele narra como sua trajetória não foi fácil, mas que a sua fé em Deus e a sua dedicação foi fundamental em sua jornada de crescimento.
Ben, teve uma infância pobre ao lado da sua mãe divorciada e do seu irmão mais velho e sofreu diversos preconceitos por ser negro e também por não ter um bom desempenho na Escola, que o fez fortalecer suas crenças limitantes, fazendo-o acreditar que não tinha criatividade e que era “burro”, o que influenciou em seu comportamento impulsivo e agressivo.
A sua mãe exerceu um papel fundamental em sua vida, pois, mesmo sem saber ler, o educou nos caminhos do Senhor, usou de reforço positivo e da fé para ajudar o Ben e seu irmão a desenvolverem o seu potencial. Apreciadora de música clássica, que acabou se tornando âncora para o Ben em seus momentos de estudos e trabalho, por várias vezes, através do patrocínio positivo, ela disse: “Temos o mundo na cabeça. Só precisamos enxerga-lo além do que vemos”. “Você pode ser o que quiser, desde que lute por isso”. “Você pode fazer o que qualquer um faz, só que muito melhor…” Incentivou Ben e seu irmão a estudar e criou regras para mudar seus hábitos, trocando horas de TV por horas de leitura.
Todo esse esforço, gerou uma mudança gigantesca em seu desempenho. Em seu processo de desenvolvimento, e conseguimos perceber que realmente a aprendizagem é um processo de três estágios e que passa por vários níveis desde a incompetência inconsciente até a competência inconsciente, quando a maioria das coisas já acontecem de forma natural e tranquila, ou seja, automática.
Na faculdade, Ben não tem boas notas e corre o risco de perder a bolsa, mas em uma conversa com sua namorada e futura esposa, ela o faz uma pergunta muito poderosa: “ Em que você é bom? ” Na sequência ela diz para ele focar no que ele é bom ao invés do que não é, porém, logo depois ela pede desculpa e diz “deixa pra lá”. Essa mudança de discurso, gera em Bem, uma quebra de padrão, que o faz enxergar que pode ir além, trazendo a memória as palavras da sua mãe.
Ben se destaca logo nos seus primeiros sete anos de atuação como neurocirurgião, por realizar complexas e inovadoras cirurgias, mas é com a realização de uma cirurgia de separação de gêmeos siameses pelo crânio, história essa, que dá início ao filme, que sua trajetória se consolida. A partir daí sua fé, seus estudos, dedicação e competência, são referenciados em todo o mundo.
Por Patrícia Queiroz – Vice-Presidente da Diretoria Executiva ABRH-PB
Parabéns Patrícia. Esse filme é lindo!!! Vale a pena assistir e com esse seu artigo, faz com que volte a assistir outra vez. ????
Agradecida!
Incrivelmente real ao dias de hoje! Podemos ser tudo aquilo que nós buscamos e permitimos!!!
Parabéns Paty! Excelente texto!!! Uma caminhada de grandes reflexões para vida. Muitas crianças vivem situações de dificuldades neste momento de pandemia. Até mesmo se achando incapaz de aprender com a nova metodologia virtual. É hora dos mentores da vida entrarem em ação. Todos os recursos estão na nossa cabeça, só é preciso só enxergarmos além!!!
Excelentes reflexões!!! Como devemos ficar atentos ao que ensinamos para nossos filhos, liderados. Através do exemplo podemos inspirar e mudar a trajetória das pessoas como fez a mãe de Ben.
Muito bom!
Agradecida!
Excelente artigo.
Agradecida!
Sempre muito bom as reflexões que os filmes trazem. Já estou esperando mais dicas.
Agradecida!
Muito inspirador! Já quero assistir!!! ?✨??????
Agradecida!
O filme é realmente Inspirador , parabéns pelas reflexões !!
Sérgio Vasconcelos
Valeu Sérgio!!!