Busca

Blogs

abrhpb

Por abrhpb

22h40

Cine Coaching: Mãos Talentosas

Um filme muito inspirador! Baseado na biografia do neurocirurgião Benjamim Carson, ele narra como sua trajetória não foi fácil, mas que a sua fé em Deus e a sua dedicação foi fundamental em sua jornada de crescimento.

Ben, teve uma infância pobre ao lado da sua mãe divorciada e do seu irmão mais velho e sofreu diversos preconceitos por ser negro e também por não ter um bom desempenho na Escola, que o fez fortalecer suas crenças limitantes, fazendo-o acreditar que não tinha criatividade e que era “burro”, o que influenciou em seu comportamento impulsivo e agressivo.

A sua mãe exerceu um papel fundamental em sua vida, pois, mesmo sem saber ler, o educou nos caminhos do Senhor, usou de reforço positivo e da fé para ajudar o Ben e seu irmão a desenvolverem o seu potencial. Apreciadora de música clássica, que acabou se tornando âncora para o Ben em seus momentos de estudos e trabalho, por várias vezes, através do patrocínio positivo, ela disse: “Temos o mundo na cabeça. Só precisamos enxerga-lo além do que vemos”. “Você pode ser o que quiser, desde que lute por isso”.  “Você pode fazer o que qualquer um faz, só que muito melhor…” Incentivou Ben e seu irmão a estudar e criou regras para mudar seus hábitos, trocando horas de TV por horas de leitura.

Todo esse esforço, gerou uma mudança gigantesca em seu desempenho. Em seu processo de desenvolvimento, e conseguimos perceber que realmente a aprendizagem é um processo de três estágios e que passa por vários níveis desde a incompetência inconsciente até a competência inconsciente, quando a maioria das coisas já acontecem de forma natural e tranquila, ou seja, automática.

Na faculdade, Ben não tem boas notas e corre o risco de perder a bolsa, mas em uma conversa com sua namorada e futura esposa, ela o faz uma pergunta muito poderosa: “ Em que você é bom? ” Na sequência ela diz para ele focar no que ele é bom ao invés do que não é, porém, logo depois ela pede desculpa e diz “deixa pra lá”. Essa mudança de discurso, gera em Bem, uma quebra de padrão, que o faz enxergar que pode ir além, trazendo a memória as palavras da sua mãe.

Ben se destaca logo nos seus primeiros sete anos de atuação como neurocirurgião, por realizar complexas e inovadoras cirurgias, mas é com a realização de uma cirurgia de separação de gêmeos siameses pelo crânio, história essa, que dá início ao filme, que sua trajetória se consolida. A partir daí sua fé, seus estudos, dedicação e competência, são referenciados em todo o mundo.

Por Patrícia Queiroz – Vice-Presidente da Diretoria Executiva ABRH-PB





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

15 comentários em “Cine Coaching: Mãos Talentosas

  1. Parabéns Paty! Excelente texto!!! Uma caminhada de grandes reflexões para vida. Muitas crianças vivem situações de dificuldades neste momento de pandemia. Até mesmo se achando incapaz de aprender com a nova metodologia virtual. É hora dos mentores da vida entrarem em ação. Todos os recursos estão na nossa cabeça, só é preciso só enxergarmos além!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *