Paraíba, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
26° C
Busca

Blogs

abrhpb

Por abrhpb

17h55

Redescobrir-se para conhecer a Luz interior

Como você tem conduzido a sua espiritualidade? Em tempos tão incertos e cheios de ansiedades e exigências, como está a sua intimidade com o transcendente? Nessa vivência da velocidade virtual no mundo operacional e individual. Como compreender e driblar tantos apelos à perfeição?

A nossa reflexão traz à tona a retomada do autoconhecimento e a atenção para com aquele que habita em nós, fonte inspiradora de toda Luz e toda perfeição. Quando acessamos o autoconhecimento, nos conhecemos na interioridade do que é mais valioso, aprendemos a desmistificar certas imposições falsas de empoderamento e ainda, descobrimos que o verdadeiro poder está no exercício da espiritualidade, da intimidade e do despojamento, no sentido positivo de viver.

A evidência da finitude humana trazida com tanta veemência por esse momento pandêmico nos remete através da espiritualidade a um redimensionamento de atitudes. Como eu acolho a mim e ao próximo, neste momento de pandemia? Como eu contribuo para o meu crescimento e o aprimoramento dos outros? Como eu me conecto com o Divino para assegurar a minha Paz e confiança? São indagações a serem feitas no cotidiano do trabalho, da família e da comunidade.

A vida humana é essencialmente uma busca de sentido, pela fé, pelo transcendente, pelo alimento espiritual e, a nossa responsabilidade nesse processo está intimamente ligada à nossa postura diante das exigências furtivas do mundo. Ousamos dizer que pelo conhecimento do que nos preenche garantimos uma caminhada não menos difícil, mais bem mais qualitativa.

Podemos fazer diferença no ambiente operacional e, na comunidade na qual estamos inseridos através de pequenas atitudes de partilha, entendimento, acolhimento e ensinamento. Afinal, temos a possibilidade de recomeçar, renovar e aprender todos os dias.

Como você tem identificado os seus chamados a fazer diferente? Na sua realidade Profissional há algo a ser revisto? A partir da sua atitude? Se buscarmos incessantemente o conhecimento do que nos torna melhores e qualifica as nossas relações, certamente teremos assegurado um bom começo.

Convido você a fazer essa experiência, a buscar o seu fortalecimento mais sublime com a sua espiritualidade. Eu estou buscando e você?

 

Comente e compartilhe na sua rede social

 

Suelivan Rodrigues Moreira- Presidente do Conselho Deliberativo- ABRH-PB





*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

30 comentários em “Redescobrir-se para conhecer a Luz interior

  1. O conhecimento espiritual nos leva ao mais profundo, ao essencial. Viver é buscar essa essência tão linda que há em cada um de nós. Parabéns pela reflexão que nos provoca!!!! Muito bom!!!

  2. O texto é convidativo, a refletirmos o quanto é importante uma vida espiritual, o autoconhecimento, e a praticarmos essa espiritualidade em nosso dia a dia. Parabéns pelo o tema abordado.

  3. O autoconhecimento serve para que eu ganhe vitalidade, energia e competência no exercício da minha existência.
    Excelente reflexão.
    Gratidão.

  4. Muito pertinente suas pontuações a cerca do autoconhecimento e da espiritualidade. Viktor Frankl ressalta que a dimensão nooética – espiritual é a única no ser human que não adoece, daí a importância de fortalecer esse aspecto para que não caiamos num vazio existencial. Atrelado a esse aspecto, o auto conhecimento vem fortalecer nossa capacidade de autotranscendência para a preservação da saúde mental. Ir além de nós mesmos para percebermos o outro como essencial nesse processo de concretude em todos os aspectos da vida.

  5. Sem dúvidas nossa espiritualidade está entrelaçada as demais áreas ou instâncias da nossa existência e condição humana. A tríade que nos faz PESSOSAS Corpo Mente e espírito.
    Um mantendo a devida conexão com o outro fazendo de nós seres mais evoluídos quando conseguirmos equilibrar um ao outro numa justa medida.🌾🙏

  6. Bem pertinente suas pontuações a respeito tanto da espiritualidade, como do auto conhecimento. Os dois a meu vê, andam de mãos dadas. A espiritualidade é a mola propulsora da vida. Segundo Viktor Frankl, o criador da Logoterapia, a dimensão nooética-espiritual é a única que não adoece, no ser humano. Temos capacidade de nos refazer nas situações mais adversas, pois a dimensão espiritual permanece intacta e isso independe da religião. Ele comparou essa dimensão ao sol, que mesmo o céu estando coberto de nuvens, o sol permanece lá, intocável, por trás das nuvens. Nesse momento de incertezas o autoconhecimento nos possibilita ir de encontro a nossa fonte interior, para termos essa percepção e irmos além de nós mesmos para alcançarmos o ponto de equilíbrio em nossas relações. Esse é o desafio posto para humanidade que extrapola os princípios vitais em detrimento ao egoísmo. Sigamos pois no propósito da autotranscedência para convivermos e desperta o sentido da vida.

  7. Ótima reflexão!

    O autoconhecimento nos habilita a caminhar por terrenos que antes seria impraticável. Avançamos na medida que conhecemos nossas potencialidades, nossa luz!

  8. Converso muito sobre isso com amigos e familiares. Esse autoconhecimento e o olhar para o próximo deveriam der exercícios diários em todos os ambientes, tanto pessoal quanto profissional.
    Acredito que o momento que estamos vivendo deveria nos levar ainda mais a refletir sobre nosso papel no mundo.
    Espero que todos nós possamos aproveitar a oportunidade de evoluir espiritualmente com esse momento de tantas incertezas e angústias e tenhamos um olhar menos individual, mais comunitário.
    Obrigada pelo maravilhoso texto!

  9. Autoconhecimento nos fortalece!!! Não vivo sem minha espiritualidade, sem me conectar com o Divino e busco isto através da empatia, da ajuda que posso oferecer ao próximo quando está ao meu alcance. Pensar e agir no que estou fazendo neste mundo, me fazem buscar cada vez mais o autoconhecimento e a espiritualidade.

  10. O texto nos provoca a fazer uma viagem que muitas vezes deixamos de lado, uma viagem para dentro de nós mesmos , para nossa essência com o objetivo de nos conhecermos e mergulharmos no espiritual. Esse tempo de pandemia tem sido propício para essa reflexão. Parabéns pelo texto!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *