Paraíba, sexta-feira, 03 de julho de 2020
26° C
Busca

Blogs

abrhpb

Por abrhpb

21h09

Como evoluir melhor performance no trabalho remoto.

Muitos que tiveram que mudar drasticamente sua forma de trabalhar. Longe do escritório e com espaço improvisado para conseguir desempenhar as atividades laborais. Aliviados por serem produtivos, e agradecidos por estarem mais protegidos desse invisível que muda drasticamente o mundo.

A adaptação e o improviso são fundamentais para não parar no tempo. E isso não é fácil, o trabalho remoto é responsabilidade, confiança e resultado. Para dar certo, alguns conceitos precisam ser claros a todos colaboradores.

A cultura da empresa deve estar alinhada, princípios, valores, missão, para onde quer que se trabalhe possa seguir tais direcionadores.  Todos precisam saber qual propósito seguir alinhados com a visão da empresa. A segurança da informação é sem dúvidas imprescindível para que clientes, fornecedores continuem com seu elo de confiança na empresa, impulsionando até novos negócios.

Algo importante é a autonomia, que vem seguida de responsabilidade. As empresas precisam confiar em seus funcionários e os dar condições de realizar seu trabalho com confiança e zelo. Isso fortalecerá as entregas acordadas. Os líderes também precisam ser efetivos no acompanhamento, apoio e devolutiva a sua equipe. Não quer dizer que seu colaborador tem autonomia, mas não precisa do acompanhamento, atenção e feedback do líder.  A empatia será fundamental.

Quais dificuldades permeiam as pessoas no trabalho remoto? Alguns mais citados é estrutura física, tecnologia, aspectos emocionais, relacionamento familiar. Precisamos entender que, na empresa lidamos com nosso funcionário, no trabalho remoto lidamos com eles e seus familiares. Algumas dicas que vejo importância relevância para esse momento. Tenha mais contato que habitualmente, e utilize por vídeo para ter o contato visual e perceber reações físicas. A comunicação será determinante, e lembrando que devemos ver se estamos sendo compreendidos em nossa comunicação. Todos devem ter ciência das metas para convergir com propósito e o que pode trazer dificuldades no atingimento dos resultados, e a não entrega desse resultado qual impacto poderá ter na empresa.

Os colaboradores precisam se sentir parte dos negócios, assim eles poderão trazer valor para suas responsabilidades, e saber o quanto são importantes em todo processo.

E por último o poder do reconhecimento. E não apenas quem atingiu as metas, mas quem evoluir, saber exatamente que está no caminho certo trará força e empenho para evoluir cada vez mais.

Yveth Alves Dias – Gerente de RH da AeC – Diretora de Relacionamento Institucional da ABRH-PB



*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

106 comentários em “Como evoluir melhor performance no trabalho remoto.

  1. O alinhamento dos princípios da empresa e da confiança mútua entre os colaboradores e a instituição é fundamental pra que o Homeoffice funcione, muito bem pontuado. Parabéns, Yveth! Como sempre assertiva! 👏❤️

  2. Uma excelente abordagem para essa nova realidade trabalhista que vivemos.

    E mesmo no distanciamento, como você mencionou, precisamos nos manter próximos e o principal fator que nos une é a comunicação.

    Obrigado por compartilhar esse conhecimento!

  3. Ótimo texto..
    Trabalhar Home Office nos faz o tempo todos nos reinventar.
    Nós mulheres/mães ainda temos que lidar com nossos filhos em casa e querendo aquela atenção extra.
    Fez com meus filhos e parentes vissem o quanto trabalhamos e, com isso, no meu caso, meu filho deu mais valor…
    Os primeiros dias foram tensos por não saber o que seria… se continuaríamos empregados… se a empresa iria conseguir superar os custos… vieram as MP’s, portarias entre outras saídas que os governantes publicavam na tentativa de ajudar… mas com isso tudo veio mais trabalho, para a minha área então!!! Nossa… Todos do Departamento Pessoal, foram descobrindo as coisas junto com Jurídico, TI, Empresa do software de folha… e assim foi…
    Hoje mais tranquilo a empresa consegue descobrir que o rendimento ficou o mesmo ou melhor e resolve adaptar de vez os moldes de home office…
    Meu pensamento… sempre temos que Confiar Em Deus e sempre olhar as coisas para o lado positivo….
    Quando tudo isso acabar, creio que as pessoas darão mais valor a um abraço, a um almoço entre famílias… e espero que depois de tudo, todos nós estejamos bem…

  4. Concordo! A autonomia, aliada a autogestão serão o diferencial nessa nova realidade do mercado!

    Realmente o gestor é peça chave para desenvolver o colaborador até um nivel satisfatório de autogestão o que possibilitará ao colaborador alçar novos desafios.

  5. Hum texto verdadeiro, ético preucupado com o próximo, você sempre compartilhando momentos, nos dando direcionamento para melhor aperfeiçoar as rotinas e dividirmos experiências vividas com quem está cooperando tendo que reeventar para atravessar esse mar que estamos remando lentamente e iremos vencelo-lo com fé em Deus e amor ao próximo.

  6. Yveth,
    Ótimo texto, reflexão importante para o momento que vivemos. O Home Office veio para ficar! Parabéns pela iniciativa e pelo profissionalismo em prol das pessoas. Abraço.

  7. Isso mesmo Yveth! O home office trouxe grandes desafios no início, mas agora vejo que está mais tranquilo. Pq as pessoas estão se adptando e criando rotinas que é muito importante para se trabalhar em casa.
    Um abraço

  8. Ótima reflexão destacando muito bem muito bem esse nosso novo tema de Home office que a cada dia que passa se torna mais e mais nossa realidade, principalmente na questão de trazer cada vez mais nosso dia a dia para âmbito famíliar, outro ponto que gostei muito e sobre a autonomia e destacando mesmo sendo autônomo tem que existir o acompanhamento e a importância de buscar sempre a evolução e destacar aqueles que se destacam nesse novo método de trabalho.

  9. Excelente reflexão!
    Momento de maturidade e responsabilidade de quem está em HO, para que a relação de confiança entre as partes seja conquistada de forma rápida! Empatia é a palavra do momento para lider, liderado,” e principalmente cliente! Forte abraço!

  10. O fato de não termos olho no olho pode nos impedir de perceber como realmente está nosso colaborador. Desta forma, no trabalho home office é preciso um engajamento ainda maior dos líderes, acompanhar mais de perto, ouvir mais constantemente pra evitar perder os vínculos de confiança.

  11. Ótimo texto, em Home office lidamos mais com a vida do operador com os sentimentos que estão bem aflorados, precisamos nos preocupar com o ambiente que ele esta. Nunca se falou tanto em empatia, não só a empatia que de tratar o outro como eu gostaria de ser tratado, mas a empatia que da vez e pensamento de como o outro gostaria de ser tratado. Essa pandemia aflorou muito mais a generosidade das pessoas. Sairemos mais forte de tudo isso. Obrigada por compartilhar conosco esse texto.

  12. Que leitura envolvente!

    O trecho que fala sobre reconhecer até a mais tímida evolução é muito válida, considerando que o reconhecimento é o combustível, nos faz querer ir além e nos superarmos cada vez mais.

    Muito bom Yveth, parabéns pela explanação sobre um tema atual é tão necessário.

  13. A reinvenção é fator fundamental para os novos tempos, em que trabalhar em home office sem perder foco e garantir resultados satisfatórios.

  14. Excelente reflexão Yveth!

    Gostaria de destacar a importância da frase citada por você: “A empatia será fundamental.”
    A empatia é uma das chaves para o sucesso no HomeOffice, principalmente para os líderes!

    Vou me esforçar em colocar isto em prática no dia a dia.

  15. Exatamente assim. E a palavra “auto” nunca foi tão necessária, autonomia, autorresponsabilidade, autogestão, autodisciplina, autodesenvolvimento. Um momento oportuno de olharmos para dentro e evoluirmos enquanto profissionais, adaptando-se a esse novo cenário e fazendo dele, uma nova oportunidade de crescimento.

  16. Ótimo texto, ele nos leva a muitas reflexões.
    Realmente temos muitos desafios nesse novo momento. No ambiente de trabalho nos dedicamos 100% em nossas tarefas, estamos imersos em nossas metas e objetivos diário. Já em Home Office, saber conciliar o trabalho e a família pra mim hoje é o maior desafio. Acabamos nos dedicando muito mais tempo ao trabalho por estamos em casa, não conseguimos estabelecer os horários com tanto critério como no escritório. Nesse momento temos que nos reinventar e nos adaptar. concordo que uma comunicação clara e eficaz entre todos os colaboradores é de extrema importância e contribui muito para a integração do time e como motivação.

    1. De fato Thiago, a adaptação em casa, com família é desafiador! A comunicação, empatia já esta sendo evidente na construção do sucesso! Obrigada pela contribuição!!

  17. A tecnologia tem ajudado bastante no contato de quem está longe nessa situação. A realização de videoconferência tanto para a parte profissional quanto pessoal ajuda muito no contexto da solidão.
    Onfato de ver a outra pessoa mesmo que virtualmente auxilia bastante nós impactos psicólogicos.

    O home office auxilia na produção sim , para alguns demora um pouco mais a adaptação, mas acredito que para a criatividade o home é um excelente cenário.

    Maravilhoso o texto , reflexões muito pertinentes e dicas maravilhosas.

  18. Ótimo texto. Acredito que o home office chega para nos da mais liberdade, por mais que pareça ser contraditório. É fato de que a pressão por está no trabalho possa parecer que faça com que a empresa tenha mais eficácia no seu objetivo. Porém não podemos negar que a segurança está em casa ou em um lugar mais íntimo nós faz agir de um modo mais corajoso e até ter a ousadia de está com a criatividade mais ativa.
    Acredito que todas as dicas e opiniões citadas no texto acima estão de bons argumentos. Quando estamos em um ambiente mais “íntimo” nós sentimos mais seguros e consequemente mais vivos.

  19. Com os avanços tecnológicos podemos fazer algo que antes eram imagináveis principalmente no setor de call center. O contato que antes era presencial passou a ser virtual, necessitando ser ainda mais constante e é necessário nos adaptar a isso de uma forma ainda mais rápida e inteligente. Para os gestores, fazer o acompanhamento e a garantir a evolução dos seus liderados nesse novo formato de “Gestor Digital” está sendo sem duvidas desafiador, mas necessário, pois o trabalho em home office já é uma realidade e a adaptação é fundamental para permanecer nessa nova era.

  20. Abordagem super inteligentel!!!
    Realmente a maioria dos profissionais estão reaprendendo uma nova forma de trabalhar, equilibrando deveres e resultados.
    Cabe salientar também que, em um cenário de tantas incertezas, ainda existe o comprometimento da saúde psicológica do trabalhador…
    O que tem sido feito para preservar e/ou apoiar a saúde do trabalhador? Isso também é um desafio para a liderança.

    1. Com certeza Fernanda, por isso ter a empatia, escuta ativa para cada vez conseguir atuar nas necessidades do funcionário para que ele consiga atuar em sua atividade sem o adoecimento mental e físico. Obrigada.

  21. Texto excelente Yveth! O home Office vem nos trazendo muitos conhecimentos,tivemos que reinventar-nos. Podemos descobrir habilidades novas,e apesar de não ser nada fácil tomamos como um grande desafio e que vem atribuindo ainda mais conhecimento nas nossas jornadas.

  22. Excelente artigo Yveth! Este é um tema de grande relevância atualmente.
    O teletrabalho demanda muita reflexão para um melhor entendimento das necessidades, vantagens e desvantagens não apenas para o empregador, mas também para o empregado.
    Seu artigo é simples, direto e muito sensível.
    Parabéns!!!

  23. “COMO EVOLUIR MELHOR PERFORMANCE NO TRABALHO REMOTO.”

    Acredito que algumas palavras são fundamentais para a evolução neste novo cenário: resiliência, disciplina e foco. No início a angústia era bastante frequente, em “como fazer?”, “o que fazer?”. Acho que na medida em que o amadurecimento profissional de “não ser visto” mas se mostrar presente, fez com que essa curva de adaptação fosse mais enxuta. A administração pessoal e profissional agora são conjuntas, e muitas vezes gera confusão no dia-a-dia caso a disciplina não seja aplicada. Temos de organizar agendas, restabelecer prioridades e mais do que nunca focar, para que dentro da sua empresa, você consiga ser agente indispensável do negócio.

  24. Um desafio que todos precisamos enfrentar, mas que se for encarado da forma correta pode facilmente elevar os resultados e a qualidade de vida dos colaboradores. Parabéns pelo texto Yveth!
    Trouxe pontos relevantes para quem busca se destacar nesse cenário.

  25. Amanda !! Excelentes contribuições!! Muito importante suas colocações. E concordo. O inicio não foi fácil para ninguém. E ai, na medida em que, o tempo vai passando, a liderança será determinante para com empatia ajudar na evolução. Muito obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *