Paraíba, segunda-feira, 01 de junho de 2020
26° C
Busca

Blogs

abrhpb

Por abrhpb

20h52

O que aprender neste momento de caos?

No meio do caos percebe-se que é notório três lições aprendidas: ouvir empaticamente a dor do outro, agir sinergicamente para enfrentar a crise, participar efetivamente das soluções coletivas.

O grande aprendizado pós-pandemia será de quem não fez vai ter de fazer e quem já fez vai ter de incrementar novos conhecimentos, novos métodos e novos instrumentos digitais. O engajamento com causas de humanização no âmbito local e global.

A crise que estamos vivendo mostra como podemos ajudar de forma colaborativa a todos os seres humanos, emergindo comportamentos positivos, criando uma consciência sobre o papel de cada um no universo em pandemia e pós pandemia.

Quais as habilidades que o profissional precisa aperfeiçoar para se preparar desde já para o cenário futuro?

Quem sabe utilizar inteligência emocional sabe gerenciar as próprias emoções e entender as emoções dos outros. Toda habilidade comportamental se baseia nas emoções e quando sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, consegue desenvolver com mais agilidade as softkills.

Dentre tantas softkills, destacamos três que norteiam no momento toda capacidade de superação da crise. Tais como: Adaptabilidade, Empatia e Resiliência. Estas softkills representam a virada de chave dos profissionais e das organizações durante e depois da pandemia do Covid19, denotando a capacidade de responder de maneira positiva com relação ao novo, saber identificar e compreender a real necessidade do outro torna a gestão mais humana e ainda se permitir a desaprender e aprender novas maneiras de enfrentamento e superar a pressão da crise.

Entre tantas incertezas e vulnerabilidade que o mundo em pandemia vem nos proporcionando, o que nos sustenta é a esperança em dias melhores, de paz, saúde e bem-estar.

Como contribuir para que o mundo seja curado e tudo chegue mais rápido ao normal?  A palavra chave depois de tanta experiência é consciência.

Tudo vai passar…

Foi útil para você ? Comente aqui!

 

Maria da Penha Silva dos Santos

Presidente da Diretoria Executiva da ABRH-PB

 



*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal T5.

9 comentários em “O que aprender neste momento de caos?

  1. Muito bom!! As três bases: adaptabilidade, empatia e resiliência.

    Será fundamental para seguir e manter-se firme durante e depois da pandemia.

    Estamos apenas no início desta grande e rica caminhada

  2. Não só consciência, diria também paciência, o brasileiro em geral é apressado, e por isso pulam processos, e isso acarreta gambiarras, e toda gambiarra leva a problemas futuros.

    Trate do seu autoconhecimento, visando melhorar suas atitudes emocionai. E não se esqueça de se diferenciar com as softskills, lembre que em momentos de crises as empresas cortam custos e necessitam de profissionais generalistas, com conhecimentos variados para tocarem os projetos. Fiquem atentos as entrelinhas do mercado, tudo que estava sendo implantado de forma lenta agora será acelerado(a).

    Adorei seu artigo Penha, e espero em breve poder ver você nos eventos da ABRH-PB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *