A briga Toyota x Honda é bem antiga, há anos o Corolla e o Civic disputam a preferência do público. Agora parece que essa briga entre as montadoras japonesas vai aquecer ainda mais com a chegada do Toyota Yaris. As versões hatch e sedan do Toyota Yaris vão enfrentar a dupla Honda City e Fit, e a disputa promete ser boa. Além dos rivais japoneses, a nova dupla da Toyota também vai bater de frente com outros recentes lançamentos, como o Volkswagen Polo e o seu sedan Virtus, o Fiat Argo e seu sedan Cronos e o Chevrolet Cobalt.

O Yaris surgiu lá no Japão em 1999 e só agora desembarca aqui no Brasil com objetivo de preencher a lacuna entre o Etios e o Corolla. O Yaris brasileiro é derivado do modelo que é vendido na Tailândia, mas teve a suspensão elevada em 1,3 cm, justamente para enfrentar nossas belas ruas e estradas.

Diferente do Etios, que vamos combinar, tem um desenho que divide opiniões, o Yaris tem design moderno e foge do padrão dos concorrentes. Porém os motores são os mesmos do seu irmão menor, 1.3 e 1.5 flex e aspirados, porém eles ganharam 3 cavalos a mais. O motor 1.3 rende 101 cv de potência e 12,9 kgfm de torque. Já o 1.5 rende até 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque.

As versões mais básicas contam com transmissão manual de seis velocidades, as versões mais caras contam com câmbio CVT que simula 7 velocidades, o mesmo do Corolla. O interior é bem mais bonito do que o Etios, o volante é o mesmo do Corolla. No centro do painel, como é se esperar tem uma central multimídia com tela sensível ao toque, porém não tem compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.

Se você gosta de viajar, o tamanho do porta-malas de um carro é um dos requisitos na hora de decidir qual modelo escolher. A versão hatch tem 310 litros, o Etios tem 270 litros. Já o porta-malas do Yaris Sedan tem 473 litros, maior do que o do Corolla que tem 470 litros, porém se precisa de um amplo porta-malas e design não é algo importante pra você então o Etios Sedan é uma melhor escolha, ele tem 562 litros de capacidade.

Os preços partem de R$ 59.590 na versão de entrada e chegam à quase R$ 80 mil reais na versão top de linha.

Assista o vídeo e conheça o Toyota Yaris.

Autor

Apresentador do Programa AutoPlay da TV Tambaú

Escreva um comentário