Os SUVs têm ganhado destaque nos últimos anos, várias marcas estão investindo na categoria que mais cresce no mercado de automóveis em todo mundo. Agora é a vez da Rolls-Royce entrar na onda dos SUVs com o Cullinan, que chega com a missão de ser o mais luxuoso da categoria. O primeiro SUV da marca é equipado com o mesmo motor do sedan Phanton, um V12 6.75 biturbo que rende 571 cv e 86,7 kgfm de torque fazendo o luxuoso e exclusivo SUV acelerar até os 250 km/h.

Não tem como falar em Rolls-Royce e não falar sobre luxo e exclusividade. O Cullinan foi projetado para manter o padrão de conforto e luxo que são características da marca, um grande desafio quando se trata de um SUV com 5,34m de comprimento, 2,16m de largura e 1,83m de altura. O espaço interno é generoso, afinal é o SUV mais luxuoso do mundo, então no mínimo tem que ser muito confortável e espaçoso. São 3,3 metros de entre-eixos proporcionando aos ocupantes um bom espaço interno. Assim como os outros veículos da marca, o Cullinan também tem com um jogo de copos de cristal feitos para se encaixar com perfeição no porta-copos.

A marca desenvolveu uma solução para um problema que a grande maioria nem sabia que existia. É a opção de uma janela de vidro atrás dos bancos traseiros, ao abrir o porta-malas o vidro isola o interior térmica e acusticamente do ambiente externo. Algo bem interessante também são os assentos “de caça” que são montados na parte inferior do porta-malas e são abertos e recolhidos eletronicamente. O porta-malas tem 560 litros de capacidade mas pode ultrapassar os 1.900 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O Cullinan pesa cerca de 2,6 toneladas e por isso o sistema de suspensão a ar foi reprojetado e recebeu alguns ajustes. Quando uma das rodas perde tração a bolsa de ar daquele ponto se expande para aumentar o contato do pneu com o solo. Muitos dos compradores deste tipo de carro vão andar no banco traseiro, porém tem aqueles que não dispensam estar ao volante. O condutor do Cullinan tem acesso a diversas tecnologias de condução semi autônoma e até auxílio à direção. Entre os itens estão: sistema de visão noturna, assistente de manobra que simula uma visão em 3D ao redor do carro e controle de velocidade adaptativo. 

Pra colocar o SUV mais luxuoso do mundo na sua garagem você terá que desembolsar cerca de R$ 1,1 milhão de reais.

Confira o vídeo abaixo sobre o Rolls-Royce Cullinan.

Autor

Apresentador do Programa AutoPlay da TV Tambaú

Escreva um comentário